contador de visitas

free web counter

sábado, novembro 17, 2007

CARUARU

.
O NOSSO BLOG CONTINUA
A PRESTIGIAR OS CIDADÃOS
BRASILEIROS A TRABALHAR
EM PORTUGAL, TAL COMO
TANTOS PORTUGUESES O
FIZERAM NO BRASIL POR
MAIS DE 400 ANOS.

CARUARU

Encontrámos desta vez uma cidadã do Estado de Pernambuco, de Caruaru, a lutar pela vida no Restaurante-Bar-Caf+e Tastemaler, onde muitas vezes editamos o bosso blog.

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Está localizado na região do Agreste pernambucano. Devido à sua importância regional, também é conhecido como Capital do Agreste. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2006, sua população é de 283.152 habitantes. Área territorial de 928 km².


História
O primeiro agrupamento urbano surgiu na segunda metade do século XVIII, no entorno da então fazenda Caruru, no então município de Bezerros, de propriedade de José Rodrigues de Jesus. Devido à sua posição geográfica favorável, ponto central de diversas propriedades agropastoris e passagem obrigatória do transporte de gado do sertão para o litoral, experimentou franco desenvolvimento. A partir de 1848 o nome Caruru - sem explicação aparente ou, na opinião de alguns, decorrente de uma doença que acometia o rebanho bovino na época, chamada caruara - deixa de aparecer em documentos e escritos, aparecendo em seu lugar a atual denominação, Caruaru. Em 1847 torna-se município e sua Câmara Municipal é instalada.


Capital do Agreste
A cidade é chamada de Capital do Agreste por ser o maior centro metropolitano do agreste pernambucano e do Nordeste. Caruaru é considerada capital porque dispõe de serviços e utilidades que só são encontrados no Recife, o que faz com que a população dos municípios vizinhos se desloque para aquela cidade.

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
No mês de junho de 2006 a Feira de Caruaru foi considerada pelo IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil impulsionando assim a economia local.

Atividades
Conta com um importante "pólo" de confecções (denominação dada pelo governo do estado), dispondo de inúmeras pequenas e médias empresas ligadas a este setor econômico, em sua maioria artesanais, além de ser uma cidade-distribuição por possuir excelente localização geográfica. A cidade dispõe também de indústrias farmacêuticas, um extenso setor de serviços médicos e quatro instituições de ensino superior.

Centro cultural
Considerado um importante centro cultural do Estado, que gera filhos ilustres tais como Austregésilo de Athayde, José Condé, Álvaro Lins, Luís Vieira e o Mestre Vitalino.

Capital do forró

CARUARU TEM A MAIOR FESTA DE SÃO JOÃO DO BRASIL, TALVEZS DO MUNDO...

Localização
Caruaru fica a aproximadamente 140km do Recife,na região do Agreste Pernambucano,na região central do Planalto da Borborema,na transição do Agreste para o Sertão.

Geografia
Por se localizar nas terras da Borborema,seu relevo é suave ondulado,solo pedregoso e argiloso,altitutes de cerca de 500m.O ponto mais alto da cidade é o Morro do Bom Jesus,com cerca de 600m

Clima
Semi-arido seco,com chuvas escassas e mal-distribuidas,chove durante os meses de abril a junho,indice pluviométrico anual de cerca de 500mm e clima tipico do interior nordestino,devido a escassez de chuvas retida na primeira encosta da borborema(Serra das Russas.Possui temperaturas que oscilam entre 25 a 35° no verão e 15 a 20° no inverno.Por ser uma região sujeita a estiagens periódicas,Caruaru fica localizada no Poligono das Secas.

Vegetação
Tem a caatinga como vegetação dominante do municipio,com suas arvores tipicas,como o juazeiro,a baraúna,o mulungú,a algaroba e a imburana,arbustos como o velameiro,marmeleiro,e urtiga,broméliaceas como o caroá,macambira e o gravatá e cactáceas como o facheiro,xique-xique,mandacarú,coroa-de-frade e palmatória.Possui ainda,vegetação húmida e arborizada(floresta tropical)ao sul,pois faz divisa com o brejo pernambucano no extremo sul do municipio.


Economia
De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em 380,90 milhões de reais, sendo que 7,8% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 15,3% à indústria e 76,9% ao setor de serviços. O PIB per capita era de 1.641,87 reais.

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB havia evoluído para R$ 888,066 milhões e o PIB per capita para 3.350,00 reais.

O ponto central da economia é o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. A feira localizada próximo ao Rio Ipojuca congrega feiras de ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Outra feira livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal.

O nosso blog deseja o cumprimento de todos os sonhos ,com que chegou a Portugal, a esta e a todos os que demandam o País irmºao em busca de futuro.

Um comentário:

Manuellyna disse...

Boa noite,
estive a verificar algumas recordações de alguns anos atrás e encontrei uma página do blog que me foi dedicada.
continuo a viver em Portugal mas sempre que posso faço ma visita à minha cidade Caruaru.
obrigada por este espaço e por contar os detalhes que poucos conhecem de Caruaru.