contador de visitas

free web counter

sexta-feira, outubro 05, 2007

5 de Outubro de 1910, cai a Monarquia em Portugal, viva a Republica

.
EM PORTUGAL HOJE 5 DE OUTUBRO
COMEMORA-SE A REVOLUÇÃO REPUBLICANA
DE 1910.

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910, iniciou-se um movimento revolucionário, para depôr a Monarquia apodrecida e corrupta por militares da Marinha e do Exército a revolta começou nas guarnições de Lisboa Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do
Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.

A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luíz Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente, cheio de escândalos e actos de corrupção e repressão. Apesar de o 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação foi aclamada em todo o país e poucos acreditaram na possibilidade de num regresso à Monarquia.

Seguiu-se um período de democracia republicana, caracterizado por forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura fascizante de Salazar.

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.

A Republica como sistema chegou 20 anos de pois deste tipo de regime ter sido implantado no Brasil, em 1890.

Nenhum comentário: