contador de visitas

free web counter

domingo, outubro 07, 2007

artistas portugueses - CORAL PUBLIA HORTÊNCIA

.
o NOSSO BLOG TEM VINDO A DIVULGAR
ARTISTAS PORTUGUESES E BRASILEIROS
NOS VÁRIOS RAMOS DAS ARTES

Hoje chamamos a atenção para um excelente grupo coral que tem apresentado trabalhos de grande qualidade.

A sua ultima criação "ENSALADAS" tem vindo a ser apresentada pelo país fóra, com grande êxito.



Assisti a algumas das apresentações, nomeadamente no Barreiro, Sintra, Figueira da Foz e há poucos dias , em Palmela, e cada vez encontro maior beleza e qualidade no espectáculo.

Do espectáculo de Palmela, recolhi a partir do 1º.balcão, esta deliciosa cena:



O Coral Públia Hortênsia é constituído por 26 elementos e dirigido por Paulo Brandão, e o espectáculo "Ensaladas", constitui uma jornada cénico-musical lúdica, inspirado em três ensaladas de Mateu Fletxa, que conjuga o canto e as suas histórias com a riqueza visual do Teatro de Marionetas e cenas do "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, aproximando ao nosso tempo música e textos remotos. Associadas ao religioso e à espiritualidade, as Ensaladas são marcadas por uma grande vivacidade, fluidez de ritmo e linguagem simples, raiando por vezes o vernáculo. A Ensalada constituiu-se como um género literário na transição do século XV para XVI, tendo em Gil Vicente um dos seus percussores e uma das primeiras referências na escrita do género. A música renascentista do compositor catalão Mateu Fletxa e o teatro de Gil Vicente, temperados pela energia e movimento de marionetas, transportam-nos para narrativas ingénuas, irónicas e humorísticas em que diabos, anjos, o Bem e o Mal, naufrágios, redenções e salvamentos, cavaleiros e frades, se cruzam no palco para uma viagem de sons, luz e movimento.

O nosso blog deixa aqui um pequeno exerto do espectáculo, extraído dum vídeo editado por Ana Lúcia Herdeiro e Mpresa Portátil.




Quem sabe um dia, os nossos leitores terão o privilégio de os vêr e ouvir no Brasil.
Seria uma mais valia no seu conhecimento e um prazer enorme para os sentidos

Nenhum comentário: