contador de visitas

free web counter

terça-feira, junho 10, 2008

10 DE JUNHO, É O DIA DE PORTUGAL

.
Dia de Portugal



O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580, e é também o Dia Nacional de Portugal.

Durante o regime autoritário do Estado Novo de 1933 até á Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 era celebrado como o Dia da Raça; a raça Portuguesa.

Hoje em dia dá-se mais importância às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Existem 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo, especialmente no Brasil, Estados Unidos, Canadá,Luxemburgo,França,Suiça,Alemanha e um pouco por todo o mundo.

Luis de Camões , faleceu em 10 de junho, daí se ligar o seu nome a este dia.

Pessoalmente gosto mais do Camões lírico do que o épico, e deste soneto em especial:

Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento Etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente,
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
Algũa cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.

Nenhum comentário: