contador de visitas

free web counter

segunda-feira, junho 30, 2008

HOJE, 30 DE JUNHO ,NO BRASIL COMEMORA-SE O DIA DO CAMINHONEIRO

.
O NOSSO BLOG ASSINALA O
DIA DO CAMINHONEIRO NO
BRASIL


Faça chuva ou sol, sempre na estrada

Como acontece em todas datas comemorativas, seja Natal, Dia do Pais ou aniversários, grande parte dos caminhoneiros vai passar a data dedicada a eles, profissionais da boléia, longe de casa. Hoje, em todo o País, é comemorado o Dia do Caminhoneiro. Apesar de não ser unanimidade, já que muitos consideram o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, como o verdadeiro dia destes profissionais, a data consta em muitos calendários.
Ela foi criada como forma de homenagear os profissionais que passam a maior parte de suas vidas na estrada e que, ao menos no Brasil, são engrenagens fundamentais no sistema econômico. Como no Brasil grande parte do transporte de carga, especialmente a produção agrícola, é feita pelas rodovias, os caminhoneiros têm um papel fundamental na vida dos brasileiros.



Improviso - Um aspecto negativo no dia-a-dia dos desbravadores de estradas é a falta de conforto que eles encaram, tendo que dormir em camas improvisadas nas boléias e que tomar banho nos postos de gasolina.

Para superar a falta de conforto e fazer da boléia um cantinho especial, já que os caminhoneiros passam boa parte do tempo longe de casa, existem alguns itens básicos, como cama atrás do banco, ventilador anexo ao painel e um bom rádio. Se possível, uma televisão portátil também é bem-vinda. Além de passar o tempo, mantém -os atualizados.

Comemorações em Campo Largo - Os caminhoneiros que estiverem em Campo Largo hoje, dia especialmente dedicado a eles, vão ter a oportunidade de participar da terceira etapa da Gincana do Caminhoneiro, que acontece até domingo, no posto Gigantão. Promovida pela Revista Caminhoneiro, o evento tem seis etapas e a grande final, que valerá um caminhão avaliado em R$ 150 mil, acontece no dia 26 de novembro. O segundo e o terceiro lugares ganham um carro popular.


Frases nos pára-choques chamam atenção - Quando se fala em caminhão, não há como não lembrar das famosas frases pintadas nos pára-choques. O hábito é tão comum entre os profissionais da boléia que há até pintor especializado na arte de registrar as mensagens. Joaquim Pereira, o "Jotapê", faz isso há mais de 25 anos.


Na maioria das vezes, a saudade e o amor pela família é o tema, com muitos nomes de mulheres e crianças, enfeitados com corações. O amor é tão presente nas frases de pára-choques que já virou até trecho de música de Roberto Carlos. Na canção Caminhoneiro, ele fala da saudade da amada e diz "no volante eu penso nela, já pintei no pára-choque um coração e o nome dela".

"Sem caminhão, o Brasil pára".”

A vida itinerante, que faz de muitos caminhoneiros os marinheiros das estradas, não deixa que muitos deles abandonem o romantismo e, porque não dizer, a malícia. As frase vão desde as singelas - "Viajo tranqüilo, para não deixar chorando quem me espera sorrindo"

Nenhum comentário: